Apenas um espaço para livre expressão dos meus pensamentos, das coisas que eu entendo ou não, de textos e poesias de terceiros, ou qualquer outra coisa que der na telha. Afinal, a internet nos permite tudo isso e muito mais. That's all!

05 janeiro, 2006

Agridoce

"Tudo mais que existe, só faz lembrar que o triste está em todo lugar"



Essa frase é um pequeno trecho da música "Agridoce", da banda mineira Pato Fu. Coloco-a aqui para tentar explicar o motivo do nome do blog: Reino da Alegria.

Primeiramente é preciso dizer que concordo peremptoriamente com a frase. As notícias ruins são constantes na mídia e, por incrível que pareça, aparecem com mais frequência no fim ou início do ano, só pra quebrar aquele espírito de prosperidade e esperança. Ano passado fomos inundados com manchetes de ondas gigantes que invadiram a terra e mataram milhares de inocentes. Este ano as chuvas voltaram para dominar as primeiras páginas. É desabamento por toda parte do Brasil e enchente e furacão por todo o mundo, mais uma vez matando milhares de infelizes.

Quando não é desgraça natural é desgraça social. Esta é mais comum, mas parece já não chocar tanto os seres humanos, uma vez que já se acostumaram com tanta morte besta, tanta miséria, tanta fome e tanto descaso.

Ano vai, ano vem e são sempre as mesmas desgraças, sejam elas naturais ou socias. Mas deixemos a revolta da mãe-natureza e a sociedade do medo de lado e voltemos ao assunto de hoje: o nome do blog.

Reino: espaço físico ocupado por uma sociedade comandada por um rei;
Alegria: sentimento constante de felicidade.


O grande problema é que essa constante felicidade, muitas vezes escancarada, nem sempre é tão constante quanto possa parecer. Por isso, um refúgio no Reino da Alegria pode (mas nem sempre consegue) conter a dor e a ansiedade de uma pessoa que tem um coração nati-morto pulsando aos trancos e barrancos dentro do peito, sofendo com tanta desgraça, tanta corrupção, tanta hipocrisia, tantas desilusões e tantos amores.

O medo de me tornar um ser desses dos quais eu tenho medo me aflige, me atormenta constantemente - Edukator é mera coincidência - e isso dói demais. Talvez seja esse o motivo pra eu querer viver no Reino da Alegria.

Mas talvez esse reino seja apenas uma bateria anti-stress emocional, criada para combater algo que nem exista e que nunca existiu, ou talvez seja uma forma de passar o tempo criando coisas inúteis, ou talvez seja uma forma de expressão de um jovem jornalista que precisa colocar sua cabeça pra funcionar. Ou talvez seja tudo isso e muito mais.

Não importa o que isso seja, só importa o que será. E isso ninguém sabe, nem mesmo eu.

"Tudo pode ser, nada vai te acontecer... não tema: esse é o Reino da Alegria".